Hum, o que costurar agora?

Júlia Maria Conceição fez sua estréia como estilista na última edição do São Carlos Moda Show, no final de abril. Até aí tudo bem, mas sabe a idade dela? 95, segundo a certidão de nascimento, ou 111, segundo sua sobrinha-neta. E o material que usou para suas confecções? Toalhas e cortinas do asilo em que vive.

Cara de “Ha, o que vou confeccionar agora? Só falar que eu faço!”

Júlia mora no Helena Dornfeld, em São Carlos, no interior paulista. Nunca teve contato com o universo fashion ou com cursos de corte e costura. Analfabeta e ex-doméstica, ela não fala muito. Foi quando cortinas, toalhas e guardanapos do asilo começaram a sumir, há quase dez anos, que seu talento foi descoberto.

Olha ela fazendo a fina

A administração do asilo incentivou-a a mostrar suas peças no evento e a aceitação foi razoável. Júlia não vendeu nenhuma de suas criações, mas houve quem demonstrasse interesse. Ela continua confeccionando – a matéria-prima, porém, agora é doada, e a infra-estrutura do asilo não está mais comprometida.

Cara, imagina só quando essas peças começaram a sumir? E quando apareceram de novo em forma de vestidos? Imagino o tempo que o pessoal deve ter levado pra entender tudo aquilo. A Júlia, claro, deve ter ficado super feliz. Só que deve ter sido chato esperar tanto tempo pra revelar o talento…

Anúncios