Marina Abramovic é uma artista plástica nascida na Iugoslávia. Marina se formou na Academia de Belas Artes de Belgrado, e na década de 70 se tornou referência com suas performances visuais. O principal objeto de trabalho da artista é o corpo, que ela tenta expandir e transcender física e mentalmente. Em suas performances, a artista também procura explorar a simplicidade de coisas do dia a dia, como comer, sentar, pensar.

Em um vídeo, Marina é filmada comendo uma cebola, com as unhas e a boca pintadas com esmalte e batom vermelho. O que parece um gesto muito simples toma um grande peso na tela, fazendo com que o próprio ato de comer se torne diferente aos olhos do espectador. Além da imagem da artista, que fotograficamente foi explorada de forma muito bonita, mas que ao mesmo tempo incomoda, dando uma sensação de desespero.

Um outro exemplo das performances da artista é o vídeo “Expanding in space”, em que Marina e seu companheiro Ulay se chocam contra duas colunas de concreto, fazendo com que o espaço entre uma coluna e outra aumente. Esse vídeo foi feito em 1977, e durou 32 minutos. O espectador consegue perceber o esforço que é feito pelos artistas para buscar a expansão, e em certo momento, Ulay deixa a performance, mas Marina continua se jogando contra a coluna, em busca do espaço físico, mas que pode ser interpretado de diversas formas, até como a busca de liberdade.

Para quem quiser ver, aqui está o vídeo “Expanding in space”.

Anúncios