A Pinacoteca do Estado exibe até 21 de abril a mostra Contaminação, da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos. Retalhos de obras antigas da artista formam uma criatura de quase 15 metros de diâmetro que invade o espaço do Projeto Octógono de Arte Contemporânea. Panos de estampas diversas e linhas de crochê acoplados sem ordem aparente dão a idéia de um ser estranho que “contamina” as instalações. O corpo assimétrico e desordenado ocupa dois andares da Pinacoteca, infiltrando-se por janelas e vãos, contornando ângulos e se esparramando pelo chão.
A obra precisou de doze pessoas para ser instalada no local. O projeto todo é resultado de uma parceria firmada entre a Direção Geral das Artes, sob tutela do Ministério da Cultura português, e a Pinacoteca do Estado. Contaminação segue a linha da artista, que trabalha com a inversão e subversão de aspectos cotidianos. Em 2005, Joana capturou a atenção do público com a obra A Noiva, exibida na Bienal Internacional de Arte de Veneza, feita com quase vinte mil absorventes internos femininos.
O Projeto Octógono teve início em 2003 e procura discutir as nuances da contemporaneidade na arte recente. Remontagens de obras e mostras especiais dão o tom das mostras do projeto, que ocorrem regularmente dentro das iniciativas do espaço.
Contaminação, de Joana Vasconcelos
Projeto Octógono de Arte Contemporânea
De 24 de fevereiro a 21 de abril
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4, grátis aos sábados
Na Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
(11) 3324-1000
abril 6, 2008 at 10:59 pm
Bacana o texto Maripa!
novembro 7, 2009 at 2:36 pm
Sou arte -educadora fui nessa exposição com meu grupo educadores do extremo sul da periferia de São Paulo,trabalho com crianças de educação infantil elas são muito criativas e na roda da converça resolvemos brincar com roupas,tecidos,e roupas de cama de chita que temos e vamos montar uma instalação para mostra cultural de fim de ano,vai ser ao redor do pé de primavera que está carregadinho de flor .Obrigada pela belissíma inspiração.Ivani educadora social.